"O Agente Secreto" recebe quatro indicações ao Oscar
O Brasil recebeu nesta quinta-feira (22) cinco indicações ao Oscar. Quatro delas para o filme O Agente Secreto, que fez história com Wagner Moura.
A reza da atriz Tânia Maria pela indicação deu certo. Wagner Moura é o único na categoria de melhor ator que não nasceu nos Estados Unidos. E o primeiro brasileiro. Ele disputa a estatueta com Timothée Chalamet, pela atuação em Marty Supreme, Leonardo DiCaprio, em Uma Batalha Após a Outra, Ethan Hawke, em Blue Moon e Michael B. Jordan, em Pecadores.
Nesta quinta-feira (22), Wagner ajudou "O Agente Secreto" a igualar um recorde: o de produção brasileira com mais indicações ao Oscar. Foram quatro – mesmo número de Cidade de Deus há 22 anos.
A indústria do cinema é muito forte nos Estados Unidos. É comum andar por uma grande cidade americana e se deparar com uma gravação. Não à toa que as produções americanas se destacam nas grandes premiações. Mas o Brasil quebrou essa barreira e concorre na principal categoria do Oscar. A de melhor filme pelo segundo ano consecutivo.
“O Agente Secreto” é o único filme falado totalmente em outro idioma sem ser o inglês. Disputam com ele, Valor Sentimental, Bugonia, Fórmula 1, Frankenstein, Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, Marty Supreme, Uma Batalha Após a Outra, Pecadores e Sonhos de Trem.
Na categoria “Melhor Filme Internacional”, o Agente Secreto concorre com os mesmos do Globo de Ouro, em que o filme brasileiro saiu vencedor:
Foi Apenas um Acidente, da França
Valor Sentimental, da Noruega
A Voz de Hind Rajab, da Tunísia
E Sirat, da Espanha.
Em 2025, essa categoria rendeu o Oscar a ‘Ainda Estou Aqui’, a primeira produção brasileira a ganhar a estatueta.
O Agente Secreto também trouxe uma indicação para Gabriel Domingues, em uma categoria estreante no Oscar deste ano que é a de “Melhor Direção de Elenco”. Ele vai disputar a preferência da academia com Hamnet, Marty Supreme, Uma Batalha Após a Outra e Pecadores.
Gabriel conta que recentemente participou de um evento do Oscar e suspeitou que o filme tinha agradado a academia de cinema.
"E eu senti já um clima assim, bem auspicioso para o Agente Secreto, sabe? Tipo a galera que manifestou muito interesse. Pessoas estavam bem admiradas assim, fascinadas com o elenco do filme. A imagem do filme é muito viva. Então, acho que isso se reflete no elenco também".
O “Agente Secreto” foi lançado em mais de 90 países e só no Brasil já levou mais de 1,5 milhão de espectadores para as salas de cinema.
O filme narra a história de Marcelo, que volta ao Recife para encontrar o filho enquanto é perseguido por dois assassinos de aluguel durante a ditadura militar.
"Essas quatro indicações de O Agente Secreto são históricas e é muito difícil ter dois anos consecutivos com filmes em língua não inglesa do mesmo país que são colocados para consideração. O contexto de Agente Secreto é de uma academia com mais visibilidade para membros internacionais e uma academia que ela não considera mais exceção colocar um filme internacional de melhor filme", comenta Waldemar Dalenogare, crítico de cinema.
E o Brasil também participa com o diretor de fotografia Adolpho Veloso. Ele disputa a categoria melhor fotografia com o filme ‘Sonhos de Trem’. “Pecadores” lidera na quantidade de indicações: 16. É o novo recorde de indicações para um só filme.
Mas no quesito torcida, o Brasil se destaca. O diretor Kleber Mendonça Filho comemorou com a equipe de O Agente Secreto. Ele conversou com a repórter Beatriz Castro.
"Eu estou muito feliz não só por todo trabalho que foi feito, mas por toda equipe incrível que fez esse filme. Eu estou muito feliz por Wagner Moura que é um grande amigo, um grande ator, um grande artista. Todo filme precisa ter a identidade do país que fez o filme e eu acho que O Agente Secreto com mais de 60 personagens, ele tem a cara do Brasil.
Agora é esperar pra ver essa mesma turma comemorando no dia 15 de março, mas desta vez em Hollywood.
A Globo vai transmitir a cerimônia do Oscar, no dia 15 de março, logo depois do Fantástico.
‘O Agente Secreto’ faz história com Wagner Moura indicado a ‘Melhor Ator’
Piemonte Escrito em 23/01/2026
