Petrobras e estatal mexicana Pemex assinam acordo de cooperação em petróleo e gás

Piemonte Escrito em 23/06/2026


Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Fernando Frazão/Agência Brasil A Petrobras e a estatal mexicana Pemex assinaram nesta terça-feira (23) um memorando de entendimento para cooperação em projetos de exploração, produção e processamento de petróleo e gás. Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a iniciativa tem "potencial relevante" para a companhia em um cenário de fortalecimento da exploração e produção de petróleo no México. 📱Favorite o g1 no Google e acompanhe as principais notícias do dia "Temos interesse na exploração no Golfo do México, no incremento da produção de campos maduros e em processos industriais de refino, petroquímica e fertilizantes. A parceria entre as duas estatais será proveitosa para ambos os países”, afirmou Chambriard. De acordo com o documento, as empresas vão avaliar oportunidades para ampliar a produção de campos já existentes e desenvolver projetos em águas profundas e ultraprofundas no Golfo do México. A cooperação também inclui a troca de tecnologias e conhecimento técnico. Agora no g1 Na área industrial, a iniciativa abrange projetos em refino, petroquímica, fertilizantes e processamento de gás, além de ações voltadas ao aumento da eficiência energética, à redução de emissões e à produção de combustíveis com menor impacto ambiental. O diretor-geral da Pemex, Juan Carlos Carpio Fragoso, afirmou que o acordo abre caminho para ampliar a produção de petróleo no Golfo do México. "Há oportunidades para otimizar e aumentar a produção em águas profundas, áreas de óleo pesado e extrapesado, campos maduros e potencial pré-sal", declarou. Abrangência do acordo O entendimento tem validade de dois anos, podendo ser renovado, e não é vinculante — ou seja, não cria obrigação para as partes. Segundo a Petrobras, o acordo não implica compromisso de investimento nem cria sociedade, consórcio ou joint venture. "Eventuais projetos dependerão de negociações futuras, análises de viabilidade e aprovações internas", informou, em nota, a companhia. Durante evento de assinatura do documento, Magda Chambriard declarou que a Petrobras e a Pemex poderão trabalhar juntas também em outras regiões. "Não está obrigada a ser só no México. Ela pode ser na África, no Brasil. Vai ser onde nossas equipes definirem que há oportunidade", disse a executiva. “Vamos descobrir o tamanho dos investimentos a partir dos estudos. Não sei se isso vai estar no próximo plano de investimentos da companhia. Vai depender dos estudos com a Pemex, em benefício da Petrobras e da Pemex. Gostamos de projetos ganha-ganha e nada unilateral”, acrescentou. * Com informações da agência de notícias Reuters